desktop_noticias_topo

País atinge 5º maior volume de exportação de carne de frango, aponta ABPA

O Brasil exportou 451 mil toneladas de carne de frango em maio, um aumento de 4,2% em relação ao embarcado em igual mês do ano passado, com crescimentos de dois dígitos nas vendas para os Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, África do Sul, Iraque e México, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“O resultado de maio foi o segundo maior do ano e o quinto do histórico mensal das exportações de carne de frango. É um indicativo importante sobre o ritmo das exportações do ano, que devem manter patamares acima das 430 mil toneladas mensais. Lamentavelmente, as tristes adversidades ocorridas no Rio Grande do Sul também deixaram suas marcas no fluxo de exportações do estado”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin,

Os embarques de carne de frango brasileira geraram receita de US$ 818,7 milhões em maio, queda de 5,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O volume exportado pelo Rio Grande do Sul caiu 11,4% para 56,4 mil toneladas, como resultado das dificuldades logísticas relacionadas às enchentes de maio.

No acumulado de 2024, as exportações brasileiras de carne de frango somaram 2,15 milhões de toneladas, queda de 1,4% na comparação anual. A receita gerada pelos embarques nos cinco primeiros meses do ano caiu 10,2% para US$ 3,84 bilhões.

A China, principal importador de carne de frango do Brasil, comprou 49,8 mil toneladas da proteína em maio, queda de 23,6% na comparação anual.

Os Emirados Árabes Unidos adquiriram 39,6 mil toneladas (+22,2%), a Arábia Saudita comprou 37,5 mil toneladas (+31,2%), a África do Sul comprou 32,1 mil toneladas (+12,6%), o Iraque importou 24 mil toneladas (+35,5%) e o México comprou 20,5 mil toneladas (+96,3%). O Japão reduziu as importações em 15,4% para 32,2 mil toneladas.

Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:

https://t.me/jornaldoagroonline

Curta nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/

Instagram: https://www.instagram.com/jornaldoagroonline/

Mostrar comentários