Alerta de chuvas intensas no Sudeste e parte do Norte exige atenção do produtor rural


Produtores rurais do Sudeste devem redobrar a atenção nos próximos dias. A previsão indica chuvas fortes entre esta quarta-feira (16) e quinta-feira (17), com acumulados que podem atingir até 100 mm em diversas áreas. As regiões mais afetadas incluem o centro, sul, Zona da Mata e leste de Minas Gerais, além do sul do Espírito Santo.
No estado de São Paulo, os temporais devem atingir principalmente a região da Mogiana, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. O sul do Rio de Janeiro também está na rota das instabilidades. Há risco de ventos fortes, com rajadas que podem chegar a 100 km/h, o que pode causar danos a lavouras e estruturas rurais.
O aumento da umidade e a presença de cavados em níveis médios e altos da atmosfera explicam a intensificação das chuvas sobre a Região Sudeste.
Também há possibilidade de pancadas isoladas no restante do estado de São Paulo, na Serra Fluminense, além de áreas do Centro-Oeste, como o Mato Grosso, o centro-norte do Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal.
Na Região Norte, a quarta-feira (16) exige atenção especial no oeste do Amazonas (incluindo São Gabriel da Cachoeira), no Acre, em Rondônia e no sul do Tocantins. Nessas áreas, a previsão é de chuvas entre 30 mm e 50 mm, acompanhadas de ventos de até 60 km/h, conforme alerta do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
A recomendação para os produtores é monitorar as condições climáticas e tomar medidas preventivas para minimizar possíveis prejuízos nas atividades agrícolas e pecuárias.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: