Chuvas intensas e frente fria marcam o feriado prolongado em regiões agrícolas do país


Durante o feriado da Páscoa e de Tiradentes, produtores devem ficar atentos às condições climáticas adversas previstas para importantes regiões agrícolas do Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a combinação de instabilidades e a passagem de uma frente fria pelo oceano vai provocar chuvas volumosas e queda de temperatura em diversas áreas.
As precipitações começam nesta quinta-feira (17) e devem atingir com força regiões de Minas Gerais — especialmente os vales do Rio Doce e do Jequitinhonha —, além do litoral norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Nessas localidades, os volumes podem ultrapassar os 100 mm até sexta-feira (18), o que eleva o risco de encharcamento do solo e atrasos em operações de campo.
Em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, as instabilidades também ganham força. A previsão é de chuvas expressivas, com acumulados que podem chegar aos 100 mm e ventos de até 100 km/h, condição que pode afetar estruturas rurais, áreas de plantio e transporte de insumos.
Na Sexta-Feira Santa (18), o centro-sul de Mato Grosso do Sul deve registrar pancadas de chuva com trovoadas. A tendência é de que as instabilidades diminuam no decorrer do feriado prolongado.
No estado de São Paulo, os maiores volumes devem ocorrer no oeste e centro-norte nesta sexta-feira (18), com chuvas mais moderadas no litoral no sábado (19). A expectativa é de queda nas temperaturas no domingo (20), especialmente em áreas do interior, onde o tempo tende a se firmar na segunda-feira (21).
A Região Sul também será afetada por uma nova frente fria a partir de sexta-feira (18). O sistema deve atingir primeiro o centro-norte do Rio Grande do Sul e avançar sobre o oeste de Santa Catarina e Paraná entre sábado (19) e domingo (20). A previsão é de chuvas moderadas — importantes para recompor a umidade do solo, que permaneceu abaixo da média em boa parte do verão.
Com a chegada do ar frio, há possibilidade de geada fraca entre o sábado (19) e a segunda-feira (21) em pontos isolados do Sul, o que pode impactar culturas mais sensíveis.
Siga o Jornal do Agro Online no Telegram e receba diariamente as principais notícias do Agro:
https://t.me/jornaldoagroonline
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/jornaldoagroonline/
Instagram: